A tecnologia é uma solução cada vez mais aceita e aplicada em escritórios contábeis pelo mundo. As diversas alternativas oferecidas pelo mercado trazem soluções que visam a melhora na eficiência e segurança das atividades dos profissionais da área. Dessa forma, a tecnologia na contabilidade é uma estratégia que tem conquistado cada dia mais adeptos, interessados na eficácia e rendimento em suas rotinas de trabalho.

A evolução dos computadores veio para melhorar o desempenho de profissionais de diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, a contabilidade se desenvolveu junto às mudanças de ambiente trazidas pelo desenvolvimento da tecnologia.

Neste artigo você vai conhecer algumas estratégias tecnológicas modernas atualmente aceitas e aplicadas em escritórios contábeis, além de compreender suas vantagens e a colaboração trazida para a contabilidade. Acompanhe!

Segurança com o Certificado Digital

O certificado digital foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o intenso fluxo de informações que ocorre diariamente dentro de um escritório contábil. Essas informações, que deveriam ser facilmente transmitidas, não poderiam correr o risco de perder a segurança necessária para resguardar os dados sigilosos que integram as transações nas quais elas são utilizadas.

O certificado digital tem como principal objetivo o de confirmar a autenticidade das declarações informadas. Dessa forma, o sistema de certificação garante a origem segura e veracidade das informações, além de tornar mais ágil todo o processo de autenticação dos documentos.

Atualmente, a certificação digital é vastamente utilizada nas rotinas de trabalho dos contadores e a tendência é que, cada dia mais, essa ferramenta ocupe espaço na rotina de outras áreas do conhecimento.

Eficiência e controle com os softwares de gestão em nuvem

O cloud computing, também conhecido como computação em nuvem, auxilia os escritórios contábeis na organização, segurança e produtividade de suas atividades. A tecnologia da nuvem é hoje uma das alternativas que mais alcança novas empresas, justamente em razão das suas características de segurança e organização de documentos.

Entre as principais vantagens da computação em nuvem para um escritório de contabilidade, podemos destacar:

  • permite controle e segurança dos dados, já que evita a perda de informações importantes dos clientes e das operações realizadas;

  • facilita o acesso às informações, permitindo que o contador tenha disponibilidade ilimitada para acesso aos dados dos seus clientes, em qualquer lugar, em qualquer horário, necessitando apenas de um dispositivo com acesso à internet;

  • aumenta a produtividade, como consequência da agilidade no acesso das informações, agora organizadas e segmentadas em um sistema de nuvem;

  • aumenta o nível dos serviços prestados, em razão das vantagens mencionadas acima.

Atendimento personalizado com o suporte online

Outra ferramenta de tecnologia na contabilidade que traz benefícios tanto para o profissional quanto para os seus clientes é a possibilidade de realizar atendimentos personalizados por meio de suporte online.

Afinal, o atendimento ao cliente é um dos pilares na gestão dos serviços de contabilidade. Não adianta ter um excelente software de solução tecnológica se você não atende as demandas diárias dos seus clientes.

Por esse motivo, o atendimento personalizado é essencial para garantir a agilidade e eficiência na prestação de serviços aos seus clientes.

A contabilidade evoluiu significativamente nos últimos anos. Em alguns países a adoção de ferramentas como a computação em nuvem já ocupa mais da metade do mercado. No Brasil, a tendência é que cada vez mais os empresários do ramo contábil integrem a tecnologia às suas rotinas de trabalho — o certificado digital é um exemplo prático dessa mudança.

Essa visão da tecnologia como forma de solucionar problemas e melhorar a eficiência das atividades contábeis já é uma ideia estabelecida, uma vez que a tecnologia garante ao escritório a flexibilidade e organização do armazenamento de dados, a segurança dos documentos fiscais e contábeis, a qualidade dos serviços prestados e a eficiência no trato das informações.

Quer aprofundar seu conhecimento em tecnologia na contabilidade? Então, confira este artigo especial sobre a confiabilidade de um certificado digital.