Os dados corporativos são ativos muito valiosos para os negócios. Por esse motivo, as empresas devem investir em sistemas modernos de segurança da informação, que proporcionem aos gestores certa tranquilidade quanto a proteção desses dados.

Assim, os gastos realizados para implantar esse tipo de sistema podem ser considerados um excelente investimento na sua empresa que gerará retorno à área de segurança e proteção de informações sigilosas e confidenciais, da própria empresa e dos clientes.

Nosso objetivo com este artigo é mostrar as vantagens da segurança da informação bem como o porquê a sua empresa deve se preocupar com isso. Confira!

Para proteger os ativos da empresa

Independentemente do porte, todas empresas possuem informações confidenciais e sigilosas guardadas, que, em hipótese alguma, podem ser extraviadas ou divulgadas.

Entre os dados que precisam ser protegidos estão os contratos de fornecedores e clientes, relatórios contábeis, cotações de preços, dados de funcionários, informações sobre apuração de impostos, parcelamentos, empréstimos e financiamentos, extratos bancários, documentos online.

Imagine, por exemplo, se alguma informação sobre o lançamento de algum novo produto seja aberta para o mercado antes de você registrar ou patentear a ideia.

Nesse cenário, você deveria acionar a justiça para tentar provar que tal informação vazou em sua empresa e, mesmo assim, dificilmente conseguiria reverter a situação.

Além disso, caso alguma dessas informações sigilosas caiam em mãos erradas, você pode ser obrigado a pagar um altíssimo custo, que na maioria das vezes é bem maior que o investimento em segurança da informação que você poderia realizar em seu negócio.

Para adquirir reconhecimento e destaque perante a concorrência e o mercado

Outro benefício importante da segurança da informação é a visibilidade que esse tipo de cuidado tem perante o mercado de modo geral e os seus concorrentes.

Quando os seus potenciais clientes, e até mesmo a concorrência, notam que você se preocupa com a segurança dos dados informados à sua empresa, o seu grau de confiabilidade cresce muito aos olhos dessas pessoas.

Isso contribui para que você possa captar mais clientes, destacando-se da concorrência, além de aumentar a confiabilidade e credibilidade perante aqueles que já adquirem seus produtos ou serviços com certa frequência.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o vazamento de informações sigilosas sobre elas. Sendo assim, se a sua empresa oferece cuidados especiais, por meio de sistemas que proporcionem uma maior segurança desses dados, você certamente se destacará entre as empresas do mesmo seguimento que a sua.

Para garantir a confidencialidade de dados

Por fim, a principal vantagem que um sistema de segurança da informação proporciona é a confidencialidade dos seus dados e de seus clientes.

Como já mencionamos, algumas informações são extremamente sigilosas e o vazamento de um único dado pode gerar problemas consideravelmente maiores que a perda de credibilidade e de clientes.

As questões que ferem a intimidade das pessoas, geralmente, se transformam em questões judiciais penosas que podem gerar indenizações, bloqueios e demais sansões para as empresas.

Por isso, o investimento em segurança da informação é um dos principais gastos que devem ser empreendidos em seu negócio.

A segurança e confidencialidade dos dados da sua empresa ou confiados a você fará com que tenha tranquilidade de saber que os seus deveres e responsabilidades éticos e cuidados com seus clientes estão sendo devidamente cumpridos.

Gostou deste artigo sobre a segurança da informação? Ficou com alguma dúvida ou tem algo para acrescentar a este post? Então, deixe um comentário logo abaixo! Sua opinião é muito importante para nós.