Com o avanço tecnológico, tornou-se essencial para a sobrevivência e segurança dos negócios o uso do certificado digital empresa. Este certificado consiste numa assinatura que possui validade jurídica, garantindo a segurança em transações online.

A sua principal função é conferir autenticidade a diversas informações importantes que são declaradas tanto por pessoas físicas quanto por empresas. Serve também para proteger todas as transações eletrônicas e outros serviços que são realizados via internet.

O certificado digital é uma importante ferramenta que garante a integridade de informações e documentos, sendo que existem diferentes tipos quanto à finalidade:

  • e-CPF: para pessoa física. Utilizado para entregar, por exemplo, a declaração de Imposto de Renda;

  • e-CNPJ: para empresas. Utilizado comumente para emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Veja abaixo os benefícios de ter o certificado digital em sua empresa.

Melhoria na agilidade dos processos

Por intermédio do certificado digital é possível ter mais agilidade nos processos. A emissão e assinatura de documentos fiscais e declarações podem ser feitas rapidamente através de um computador conectado à internet.

O fato de ter acesso a vários dados através de um certificado digital torna tudo mais ágil: bastam alguns cliques e todas as informações referentes à sua empresa estarão disponíveis para a consulta.

Redução de burocracia no trabalho

Com o uso do certificado digital é possível utilizar os serviços de cartórios digitais, como reconhecimento de firma e autenticação de documentos. Dessa forma, os empresários conseguem eliminar custos, além de obterem um ganho de tempo considerável para dedicar em tarefas realmente importantes para o negócio.

Segurança nas transações online

Possuir a assinatura digital traz mais segurança nas transações online. A assinatura é criptografada e homologada, de modo que é impossível falsificá-la. É aceita somente se for reconhecida por alguma autoridade certificadora, então não tem como fraudar o documento e ninguém poderá se passar por outra pessoa.

Esse benefício é importante principalmente na realização de transações bancárias através da internet.

Facilidade com o Imposto de Renda

Mediante o uso do e-CNPJ, o contribuinte consegue acessar um extrato detalhado da declaração de Imposto de Renda de sua empresa. Caso exista alguma divergência, poderá providenciar as devidas correções.

Acesso ao e-CAC da Receita Federal

Usando o certificado digital, o empresário consegue resolver a maioria dos problemas ou situações de dentro de sua empresa. Basta acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para conseguir organizar dados cadastrais, emitir a segunda via do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), agendar atendimento nas unidades da Receita Federal, entre outras possibilidades.

Diante de todas as vantagens e comodidades que o uso do certificado digital empresa traz aos empresários, fica muito visível a importância de possuir esta assinatura. Para adquirir um certificado digital, basta acessar o site de uma empresa credenciada e efetuar a compra. Os passos para realizar este procedimento serão indicados no site, e após a aquisição, recomenda-se que a senha não seja fornecida a terceiros.

Se você gostou deste post sobre a importância do certificado digital para as empresas, siga-nos nas redes sociais para acompanhar todas as atualizações: estamos no Facebook!