No Brasil, a legislação tributária muda com frequência, a trabalhista é repleta de regras e de normas esparsas e a Fazenda Pública faz inúmeras exigências para as empresas. Diante disso, para o contador se atualizar e realizar um trabalho de qualidade, ele precisa ficar sempre atento e ter muita dedicação.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para que você, contador, comece já a evoluir profissionalmente e a adquirir novos conhecimentos e novas experiências. Confira:

1. Faça os cursos oferecidos pela entidade de classe

Uma possibilidade é participar dos eventos e dos cursos oferecidos pelas entidades de classe. Além de serem rápidos, eles normalmente discutem assuntos relevantes que não são tratados nas faculdades, mas que são essenciais para a rotina de trabalho e para o atendimento diferenciado ao cliente.

Vale destacar, inclusive, que os conselhos costumam celebrar convênios com as universidades e conceder descontos especiais para os profissionais de contabilidade.

2. Aproveite os cursos à distância

Outra maneira interessante e prática para se atualizar é fazer inscrição em cursos de ensino a distância. Além de serem mais baratos que os cursos presenciais, eles geram economia de tempo com deslocamento e você ainda pode assistir às aulas no horário que for mais fácil e pode assistir a cada uma mais de uma vez.

Ao se matricular, leia as regras e fique atento ao prazo para assistir às aulas e ao número de vezes que o vídeo poderá ser acessado.

3. Estude línguas estrangeiras

Também é importante aprender novos idiomas, afinal, em um mundo globalizado, as empresas estão cada vez mais conectadas às relações internacionais e ter essa habilidade certamente te colocará em outro patamar.

Além disso, esse conhecimento é essencial para que você tenha meios de conhecer as práticas contábeis de outros países e pensar no que pode ser aplicado para melhorar o seu trabalho.

4. Acompanhe as mudanças da legislação

Para evitar cometer erros e prejudicar os clientes, você precisa acompanhar as alterações legislativas e informar os clientes acerca das mudanças e das novidades.

As leis tributárias, trabalhistas e previdenciárias são de extrema importância para a atuação dos contadores, então, cadastre-se em algum informativo jurídico e não deixe nada passar despercebido.

5. Participe de cursos de gestão de Recursos Humanos

Para compreender melhor os aspectos da legislação trabalhista, das folhas de pagamento e da contagem de férias e horas extras, por exemplo, é interessante que você participe de cursos de gestão de Recursos Humanos.

Além de aprofundarem nos conceitos e nas especificidades da legislação, esses cursos discutem formas de criar uma rotina de trabalho para otimizar os processos e reduzir os riscos de erros.

6. Use a tecnologia a seu favor

Esqueça as planilhas do Excel e as ações manuais. Hoje em dia existem diversos programas e softwares de gestão online que além de reduzirem o tempo gasto em cada atividade, são mais seguros e minimizam os riscos de problemas em caso de invasão da rede por pessoas mal intencionadas ou em caso de falhas no sistema ou no HD do computador.

Essa medida, ao facilitar o trabalho, deixará a equipe mais satisfeita e mais motivada, tornando a rotina mais agradável e aumentando a produtividade.

E então, essas dicas o ajudaram? Então assine a nossa Newsletter e acompanhe as nossas publicações em primeira mão!