Os escritórios contábeis possuem muita demanda, e o trabalho, além de exigir concentração e dedicação, costuma ser muito cansativo. Por ser assim, uma boa liderança na contabilidade faz toda a diferença!

Isso porque, para manter a equipe unida e disposta é preciso usar estratégias inteligentes e inovadoras, que consigam estimular os funcionários e fazer com que eles se sintam importantes dentro da empresa.

Para ajudar você com essa tarefa, separamos algumas dicas. Confira!

1. Apresente os princípios institucionais do escritório

Sabe aquela aba do site do seu escritório que contém informações sobre Missão, Visão e Valores? É muito importante que converse sobre ela com os seus funcionários e explique para eles cada um desses pontos.

A Missão contém o objetivo principal do escritório, a Visão discorre sobre as metas e planos que serão realizados em um período de tempo previamente estabelecido e os Valores apresentam, de forma breve, o estilo de relacionamento que você pretende ter com o público, com os fornecedores e com os funcionários.

Quando essas informações são disponibilizadas aos funcionários, eles conseguem entender melhor o que devem buscar enquanto realizam as tarefas designadas, e o principal: eles poderão utilizar essas informações para atender melhor aos clientes.

2. Incentive boas práticas

Seja pontual, use de cordialidade para tratar os colegas de trabalho, divida tarefas e esteja sempre disposto a ajudar.

Como líder, o seu comportamento tende a ser observado e copiado pelos demais, então, se cultivar boas práticas, terá mais chance de conseguir êxito na tarefa de motivar a equipe.

3. Reconheça os méritos

Elogie as tarefas bem executadas e crie o hábito de comentar sobre o trabalho que está sendo realizado pela equipe.

Se eles sentirem que estão sendo observados e reconhecidos, terão mais prazer em trabalhar. Como consequência, você terá mais chances de se deparar com tarefas bem feitas.

4. Estabeleça vínculos

Organize reuniões para discussões sobre a situação dos clientes, marque cafés em equipe para apresentar novas ideias e novas pautas, convide a equipe para palestras, etc.

Essas atitudes, por mais simples que pareçam, são excelentes para criar um vínculo de confiança e contribuem para que você conheça melhor o perfil de cada profissional que tem na empresa.

Além disso, com a comunicação mais próxima, ficará mais fácil pensar em estratégias para a melhoria no atendimento, na gestão interna das atividades do escritório, etc.

5. Tenha conhecimento e saiba como utilizá-lo

Estude, pesquise inovações, esteja atualizado das questões relacionadas à área de atuação do escritório e transmita segurança aos funcionários. Eles precisam ter em quem confiar para que possam tirar dúvidas e apresentar os problemas de maior complexidade.

Porém, use esse conhecimento com gentileza, e não queira se impor. Compartilhe, explique, esteja aberto às dúvidas.

Isso é muito importante porque reduz o risco de erros por desconhecimento ou pelo receio de recorrer ao superior.

A liderança na contabilidade é o primeiro passo para a realização de uma mudança completa no ambiente do trabalho. Se você, na posição de gestor, investir tempo nisso, tenha certeza de que os frutos virão!

Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais e ajude os seus amigos!